Instalação

A minha Microprodução Fotovoltaica está localizada em Queijas, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

Trata-se de um sistema composto por 18 painéis Sanyo Hit235W, os quais totalizam a potência de 4.230 W. Os painéis estão colocados no telhado, inclinado, com orientação para sul. Já fui informado, por entendidos na matéria, que deveria ter um pouco mais de potência DC, pelo menos mais 2 painéis, mas o espaço disponível é limitado. Todavia, ainda estou a equacionar a possibilidade de adicionar painéis!

Em 08-10-2013 foi feito um upgrade de mais 3 painéis Sanyo 235 W, passando a ficar com 21 painéis, dispostos em três strings de 7 painéis cada, o que totaliza 4.935 W. Logo, o layout de ocupação do telhado teve de ser modificado, conforme se pode ver nas imagens.

Antes:

Depois:

O inversor utilizado é um Xantrex 3.8 GT SP, com potência nominal de 3.300W e máxima de 3.800W, o qual ficou colocado na cave (ampla e fresca), que dista do telhado cerca de 8 metros, ligado com duas Strings, em cabo de 6 mm2 (DC e AC). O contador é um Actaris, modelo SL7000, com GSM.

Aquando da instalação de mais três painéis, a ligação deixou de estar em duas strings e passou a três strings de 7 painéis cada, sendo feita a junção delas ainda no telhado, passando a uma única string que vai fazer a ligação ao inversor.

Em Setembro de 2011, celebrei um contrato com a EDP, ao abrigo do progama “Renováveis na Hora” com a tarifa bonificada de 0,38€/KW durante os primeiros 8 anos e 0,22€/KW para os 7 anos seguintes, cuja ligação à rede foi efectuada a 20/09/2011, pelas 09H30. No entanto, a monitorização online só arrancou no início de Abril de 2012, razão pela qual em alguns gráficos poderão encontrar o texto “Sem dados disponíveis”, uma vez que os dados foram introduzidos manualmente, tendo por base as faturas.

Em casa, um pequeno netbook (Samsung n150, Intel Atom N450) recolhe os dados do inversor, através de um cabo da porta RS232/USB, recorrendo ao software SGT Solar Inverter Viewer, que a cada minuto envia o seu estado para este Website–MONITORIZAÇÃO. A cada 15 minutos é actualizado o gráfico diário. No final de cada dia é enviado o registo de log para o webserver e, este, por sua vez, processa toda a informação e disponibiliza todos os dados nas páginas – Gráfico Diário; Gráfico Mensal; Gráfico Anual.

José Oliveira

» Fita Cronológica – Fita do tempo